
As raças de Quintessência
Os anões pedraduras
Os arquitetos da riqueza
Elemental: Terra
Capital: Terrabruta
Os anões pedraduras são exímios arquitetos, alquimistas e trabalhadores contumazes. Desde o início da era da alvorada, quando os pedraduras desembarcaram no planeta Terra com o objetivo de criar as mais belas montanhas e cordilheiras, além das incríveis pedras preciosas, estes anões sempre estiveram envolvidos na história central de Quintessência, ora como diplomatas, ora como julgadores da lei.

Os anões braseiros
Fogo, força e dor
Elemental: Fogo
Capital: Braseiro Incandescente
Os anões braseiros estiveram desde o início da longa história da terra, junto com os elfos nurdukks. Amantes das altas temperaturas, esses anões são conhecidos por sua excelência na forja de armas e armaduras. Soldados aguerridos, foram eles os principais arquitetos da esplendorosa capital Braseiro Incandescente, capital de todas as criaturas do norte.
Os anões mádidos
O mar é o limite!
Elemental: Água
Capital: Kumdarom
Ao contrário das outras raças de anões, os mádidos se dão bem com a água e os mares. Piratas destemidos e exímios marinheiros, sua frota marítima é uma das mais temidas de todos os reinos e eles costumam não jogar limpo quando estão em uma batalha em alto mar. Uma boa história de pescador sempre vem acompanhada de muito rum.
Os elfos baladrins
A consciência nasce do contraste
Elemental: Ar
Capital: Nallarandur
Vivendo seus últimos tempos em Quintessência, os baladrins são elfos completamente pacíficos e desprovidos de ganância e sede de poder. Vivem reclusos em Nallarandur e sua única interação social com outras raças é sempre pelo caminho da diplomacia em raras ocasiões. Nunca entram em conflitos bélicos e violentos.




Os elfos selváticos
Em comunhão com a selva
Elemental: Terra
Capital: Gollandor
Tidos como elfos destemidos, os selváticos dominam as florestas como ninguém. Normalmente estão sempre acompanhados de seus tigres de Landorn e outros animais. Devotos da natureza, estes elfos detêm uma sabedoria única e transcendental. Arqueiros, caçadores, curandeiros, druidas e elementalistas são algumas das classes predominantes entre eles. Gollandor costuma ser uma das capitais mais belas de Quintessência e Talyndor é a cidade portuária mais importante dos elfos selváticos.

Os elfos solineis
A magia domina tudo
Elemental: Fogo
Capital: Braseiro Incandescente
Entre as três raças de elfos do fogo, os solineis se destacam por sua extrema sofisticação e sua pele avermelhada. São inteligentes e muito ricos, e por essas duas razões, dominam a magia com exímio e dispõem de artefatos e ingredientes dos mais raros e exóticos para incrementar suas poções e encantamentos. São os magos e feiticeiros mais poderosos de todos os reinos, e por conta dessas condições adquiriram muito respeito e veneração entre todas as raças do norte, com exceção dos nurdukks.

Os elfos nurdukks
Grandes, fortes e selvagens
Elemental: Fogo
Capital: -
A lâmina de uma espada é a melhor ferramenta para a resolução de qualquer problema. Assim pensam os elfos nurdukks. Foram os primeiros seres a pisarem em Quintessência antes mesmo dela ser minimamente habitável. A luta e a força bruta fazem parte da cultura desta raça ancestral e que no passado foi muito venerada. Eles enxergam a magia como uma ferramenta utilizada pelos fracos e a repudiam completamente. Por essa razão, eles não são muito amigos de seus irmãos, os solineis. Atualmente eles não têm uma capital e estão com uma população extremamente reduzida.


Os hidroelfos
Arqueiros notáveis
Elemental: Água
Capital: Trin'dil
Pais da magia e dos feitiços, os hidroelfos são exímios arqueiros e caçadores letais. Sua capital, Trim'dil é um das maravilhas naturais de Quintessência e lar de inúmeras raças, inclusive de outros reinos, como os selledrins e os gnomos forjadores de metais. Sua pele azulada e escura é a marca registrada desta raça élfica das águas. Costumam fazer alianças com os elfos selváticos e os selledrins. Habilidosos na confecção de arcos, possuem flechas únicas e encantadas que somente eles conseguem manusear.

Os elfos selledrins
Os escolhidos pelos anjos
Elemental: Ar
Capital: Vento Brando
Fortes, inteligentes e poderosos. Estas três características são marcas registradas dos selledrins. Ao contrário de seus irmãos, os baladrins, estes elfos são extremamente materialistas, arrogantes e gananciosos. Sempre bem vestidos e educados, costumam não fazer alianças com outras raças, já que seu exército extremamente mortal conta com soldados de elite que possuem asas de anjo.
Os elfos navides
Os elfos das sombras
Elemental: Fogo
Capital: Braseiro Incandescente
Uma peculiaridade dos navides é a luz incandescente que emana de dentro de seus corpos, podendo ser notado em seus olhos, narinas, boca, orelhas ou em algum ferimento recente. Estes élfos místicos são extremamente ágeis e dominam técnicas de combate prezando a discrição e a rapidez. Também dominam a magia, mas quase sempre as mais obscuras. No passado, alguns navides isolaram-se em cavernas e curiosamente sua luz interna se apagou, tornando-os incapazes de sentir emoções cálidas como o amor e a empatia. Estes elfos são conhecidos atualmente como navsalins ou elfos apagados, uma raça muito temida por sua frieza e letalidade.